Origem da Black Friday
Teve origem nos Estados Unidos, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto, as lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem mega promoções. No Brasil, a ação está concentrada na internet, mas chega também às lojas físicas.A fraude
A desconfiança dos consumidores confirmou-se
com a publicação do resultado de uma pesquisa conduzida pelo Programa de
Administração do Varejo (Provar), e da Felisoli Associados juntamente com a
Iconna, empresa que desenvolveu um software para captar os preços de produtos
idênticos nas lojas de comércio eletrônico: na Black Friday brasileira os preços
das mercadorias subiram, ao invés de cair.
No dia 28 de novembro de 2014, acontece a tão esperada Black Friday ou ‘sexta-feira negra’ em que a grande maioria das lojas brasileiras, tanto lojas físicas como lojas apenas em ambiente virtual, aumentam seus preços em torno de 8,5%, na média nacional. Isso ocorre muitas vezes sem o consumidor ficar sabendo, diversas lojas fazem Market valiosos anunciam descontos de ate 80% no dia da Black Friday, mas não e isso que ocorre e simplesmente aumentam os preços nos dias antecedentes ao “grande dia” para dar descontos aparentemente incríveis, sendo que na verdade estão vendendo o produto acima do valor de mercado e dai que surgem inúmeras frases sobre a sexta-feira negra, como por exemplo:
- Black Friday tudo pela metade do dobro.
- Black Friday é só pra jogar na sua cara que mesmo com desconto você não tem dinheiro pra nada.
- Black Friday no Brasil: As lojas dobram o preço original e dão 50% de desconto
- Aproveitando o Black Friday para dar entrada no meu Kinder Ovo.
Ano passado um pesquisa foi feita
em 12 grandes lojas virtuais e físicas, onde foram analisados cerca de 1730
produtos entre eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática etc..Ficou
comprovado que nos 2 dias anteriores a Black Friday que “aconteceu” no
dia 23 de novembro custassem cerca de 8,5% a mais do que se comparado ao
período de 12 a 20 de novembro. Na Black Friday a alta foi em média de
0,6%. Segundo o presidente do conselho da Provar e responsável pela pesquisa
Claudio Felisoni, foram analisados os preços apenas de produtos idênticos, o
que comprovou que de fato não houve promoção.No dia do evento apenas cerca de 2%
ou 48 produtos tiveram realmente uma queda nos preços, 5,1% ou 88 produtos teve
alta e 92,1%, equivalente a 1592 produtos mantiveram o mesmo valor.