Farsa Black Friday - TODO BRASILEIRO DEVERIA VER ISTO

Origem da Black Friday

 Teve origem nos Estados Unidos, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto, as lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem mega promoções. No Brasil, a ação está concentrada na internet, mas chega também às lojas físicas.

A fraude

A desconfiança dos consumidores confirmou-se com a publicação do resultado de uma pesquisa conduzida pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), e da Felisoli Associados juntamente com a Iconna, empresa que desenvolveu um software para captar os preços de produtos idênticos nas lojas de comércio eletrônico: na Black Friday brasileira os preços das mercadorias subiram, ao invés de cair. 


No dia 28 de novembro de 2014, acontece a tão esperada Black Friday ou ‘sexta-feira negra’ em que a grande maioria das lojas brasileiras, tanto lojas físicas como lojas apenas em ambiente virtual, aumentam seus preços em torno de 8,5%, na média nacional. Isso ocorre muitas vezes sem o consumidor ficar sabendo, diversas lojas fazem Market valiosos anunciam descontos de ate 80% no dia da Black Friday, mas não e isso que ocorre e simplesmente aumentam os preços nos dias antecedentes ao “grande dia” para dar descontos aparentemente incríveis, sendo que na verdade estão vendendo o produto acima do valor de mercado e dai que surgem inúmeras frases sobre a sexta-feira negra, como por exemplo:
  • Black Friday tudo pela metade do dobro.
  • Black Friday é só pra jogar na sua cara que mesmo com desconto você não tem dinheiro pra nada.
  • Black Friday no Brasil: As lojas dobram o preço original e dão 50% de desconto
  • Aproveitando o Black Friday para dar entrada no meu Kinder Ovo.
Ano passado um pesquisa foi feita em 12 grandes lojas virtuais e físicas, onde foram analisados cerca de 1730 produtos entre eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática etc..Ficou comprovado que nos 2 dias anteriores a Black Friday que “aconteceu” no dia 23 de novembro custassem cerca de 8,5% a mais do que se comparado ao período de 12 a 20 de novembro. Na Black Friday a alta foi em média de 0,6%. Segundo o presidente do conselho da Provar e responsável pela pesquisa Claudio Felisoni, foram analisados os preços apenas de produtos idênticos, o que comprovou que de fato não houve promoção.No dia do evento apenas cerca de 2% ou 48 produtos tiveram realmente uma queda nos preços, 5,1% ou 88 produtos teve alta e 92,1%, equivalente a 1592 produtos mantiveram o mesmo valor.