Saiba tudo sobre a morte Roberto Bolaños (o Chaves)

Roberto Gómez Bolaños nasceu no México dia 21 de fevereiro de 1929, foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão mexicano.  Conhecido como chaves Ganhou inúmeros  títulos de programas e se tornou o  número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e lhe trouxe reconhecimento mundial.
E com dor no coração que danos essa triste noticia que Roberto Bolaños, mais conhecido como chaves, os 85 anos, morre nesta sexta-feira. A informação foi divulgada no site da CNN México nesta tarde. Bolaños
foi o criador de personagens como Chaves e Chapolin, cujos seriados seguem em exibição em diversos países, apesar de terem estreado ainda nos anos 70, no Brasil.



Chaves passou a ser exibido em meados de 1984. Segundo declarações da família, o estado de Chespirito, como o ator é conhecido em seu país de origem, era grave desde novembro. Ele vivia com sua esposa Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado Chaves, em Cancún, local de descanso isolado da imprensa. No balneário, tentava se recuperar de problemas respiratórios e de dificuldades em andar e se mover.
Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Bolaños começou sua carreira nos anos 1950, quando escrevia roteiros para rádio e televisão. Ele ganhou o apelido de "Chespirito" após ser comparado ao dramaturgo William Shakespeare. Em 1958, quando o mexicano estreou como roteirista de cinema no filme Los Legionarios, o diretor Agustín P. Delgado o apelidou de Shakespearito, um diminutivo carinhoso para o nome do britânico, devido à sua inteligência e criatividade.

Em seus trabalhos na televisão podemos destacar:
  • El Chavo del Ocho – 1973 (México)
  • Los Caquitos – 1975 (México)
  • El Chanfle – 1979 (México)
  • Chaves Animado – 2006 (Com origem no México e tardiamente reproduzida no Brasil)
  • Chaves – (Reproduzido no Brasil)
  • Chapolin – (Reproduzido no Brasil)
  • Chespirito – (Reproduzido no Brasil)